Especialmente nesse momento que estamos vivendo de pandemia, muitos donos de negócio perceberam e sofreram com a falta de matéria prima e o aumento no preço dos insumos para produção de seus produtos ou realização dos seus serviços.
Muitos se viram obrigados a pensarem em reajustes para conseguir manter a margem de lucro ou pelo menos manter o pagamento dos seus custos, mas sempre existe o medo de que o novo preço assuste os clientes.
Pensando nisso, pensamos em 5 dicas para que esse aumento seja bem aceito pelos seus clientes e que consiga passar por esse momento da forma mais tranquila possível!
Pode não ser fácil, mas com certeza será essencial para a saúde do seu negócio, então papel e caneta na mão, e vamos lá!
- Mude, mas não seja radical
Que o reajuste precisa ser feito, essa é uma realidade, mas não aproveite o momento pensando apenas na sua margem de lucro, criando um aumento fora da realidade do mercado e dos seus clientes.
Esse tipo de prática é mal vista, principalmente num momento delicado como o que estamos vivendo.
Estude seu preço, seus custos e reajuste apenas o necessário para manter o fluxo da empresa.
- Seja transparente
Pessoas se identificam com pessoas e muito provavelmente seus clientes mais fiéis terão empatia pela sua decisão.
Explique o porque do reajuste no valor e no momento em que está ocorrendo, seja transparente e deixe claro que o intuito é para manter a boa qualidade do produto ou serviço oferecido.
- Mostre o seu valor
Quem vem por preço, vai por preço. Você provavelmente já ouviu essa frase antes.
Por isso, não foque nas pessoas que estão com você apenas pelo preço, pelo contrário, foque em demonstrar a todos os seus clientes o valor do seu produto ou serviço.
Conhecendo o valor, será muito mais fácil aceitar o novo preço!
- Tenha auto confiança
Se o reajuste é devido e necessário, não deixe de fazê-lo por medo do que as pessoas vão achar, isso pode acabar custando a saúde financeira da sua empresa.
Confie no seu conhecimento sobre o seu negócio e sobre o mercado em que atua, você é o único responsável por esse tipo de decisão, confie na sua experiência e faça o que deve ser feito.
- Valorize seus clientes mais fiéis
Todo mundo gosta de ser reconhecido, isso não é diferente com a sua clientela.
Elabore uma estratégia específica para os clientes que tem maior representatividade em sua carteira, aqueles fiéis e parceiros que estão sempre com você.
Adote todas as dicas acima e ofereça a eles algo especial, como formas de pagamento diferenciadas, antecedência no aviso do reajuste, brindes e outros mimos que fazem sentido para o seu negócio.
Você já precisou fazer algum reajuste esse ano? Adotou alguma das dicas citadas acima? Como seus clientes reagiram?
Queremos saber, conta pra gente nos comentários!