A pandemia do Coronavírus trouxe adversidades para todos os setores da economia, principalmente saúde e educação. Mas um setor que também vem enfrentando muitos desafios é o de Gestão de Pessoas.
Com a grande realocação dos funcionários para o home office, modalidade de trabalho ainda pouco explorada pelas empresas antes da pandemia, os recursos humanos precisaram se preocupar com muitas questões envolvendo não apenas a saúde física e mental do funcionário, mas também a comunicação, engajamento e estrutura.
Isso porque os colaboradores são fundamentais para o sucesso de uma empresa, fazer uma boa gestão dos mesmos se torna essencial, principalmente em tempos de crise como os vividos atualmente, com muitas empresas enfrentando dificuldades e até fechando.
Como lidar com a gestão de pessoas na pandemia?
1- Comunicação
Mantenha uma comunicação clara e objetiva, expondo desafios e oportunidades. Essa não é a hora de lapidar o discurso para parecer que as coisas estão ótimas. Não, elas não estão boas e todos precisam encarar essa realidade.
Além disso, aplique pesquisas instantâneas de clima para saber quais são as expectativas dos colaboradores (em relação ao home office, por exemplo), o que é preciso ajustar e aquilo que está dando certo; mapeie o perfil dos profissionais para encontrar as pessoas criativas; e acolha as demandas individuais, estejam elas ligadas ou não ao trabalho. Esse tipo de postura motiva e gera sentimento de gratidão, fidelizando os funcionários.
2- Um dia de cada vez
Fortaleça a ideia de que é preciso viver um dia de cada vez e enquanto durar esse dia todos estão juntos, trabalhando em equipe. Por isso, nada de promessas ou garantias, OK? As pessoas querem transparência e honestidade. Todos merecemos isso!
3- Tenha um ambiente agradável
Busque proporcionar um ambiente agradável de trabalho, mesmo a distância. Cuide para que exista uma atmosfera de cooperação, descontração e motivação entre as pessoas de forma que todos possam render muito mais profissionalmente, mesmo com as possíveis distrações do home office.
4- Crie desafios
Provoque as pessoas a superarem seus limites. Desafie a realizarem entregas em um padrão mais elevado e invista no conhecimento delas. Afinal, todos nós esperamos que nossos líderes estejam verdadeiramente interessados no desenvolvimento humano e profissional.
5- Feedback
Sempre que possível compartilhe seu ponto de vista sobre a performance das pessoas. Nós precisamos saber onde estamos e para onde estamos indo. Faz parte do ser humano receber orientações de qual caminho seguir ou aquilo que precisamos corrigir. No ambiente corporativo não é diferente. A falta de feedback é um dos maiores gatilhos de insegurança no trabalho e nesses tempos isto é ainda mais forte.
6- Tenha indicadores
Por fim, mas não menos importante, acompanhe os indicadores de Recursos Humanos. Sendo necessário, revise metas e missões, além de planejar-se para retomada gradual e responsável das atividades locais. Não haja no impulso e ajude a preservar a integridade das pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. Nessa hora, agir com cautela é fundamental para assegurar a sobrevivência do negócio.
Por fim, trouxemos aqui algumas tendências para a gestão de pessoas mesmo após pandemia:
- Flexibilização
- Profissionais mais versáteis
- Foco em comunicação e saúde mental
- Investimento em tecnologia
E você? Como tem lidado com a gestão dos seus funcionários?