Para saber como está seu relacionamento com seus clientes, se eles são de fato fieis à sua marca e o que eles realmente acham dos seus produtos e serviços, a melhor estratégia é utilizar a Pesquisa de Satisfação.
Serviço, qualidade, confiabilidade e eficiência são alguns dos principais pontos-chave quando discutimos a satisfação do cliente. Empresas inteligentes sabem que a fidelidade do cliente é seu principal objetivo, acima de todos os obstáculos enfrentados.
Pesquisa de satisfação do cliente: qual é o objetivo?
As pesquisas de satisfação do cliente podem ajudar sua empresa a aumentar sua produtividade e a lucratividade, avaliando as expectativas dos clientes em seus produtos e serviços e seu nível de confiança e lealdade para com a sua empresa.
Por exemplo, você pode personalizar sua pesquisa com o cliente para fazer perguntas que abranjam áreas de preocupação, como:
- O desempenho de sua empresa em comparação aos seus concorrentes
- Se eles querem comprar de você mais uma vez
- Quais são seus prós e contras e o que pode ser melhorado
Pesquisa de satisfação do cliente: como conduzir
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Projete sua pesquisa online corretamente
Uma pesquisa de satisfação do cliente fornecerá os dados estatísticos necessários para avaliar seus objetivos definidos. O primeiro passo para criar uma pesquisa online bem-sucedida é desenvolver seus objetivos gerais pretendidos e um procedimento para comparar resultados.
Antes de começar a redigir sua pesquisa, certifique-se de que o que você está pedindo é óbvio. Para obter vários resultados, considere o uso de uma combinação de questões abertas e de múltipla escolha com campos para feedback.
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Resultados de referência
Ao enviar a mesma pesquisa em intervalos escalonados, você pode comparar os resultados e decidir se as melhorias que você realizou funcionam ou não.
A comunicação com seus clientes é uma parte vital do processo, certifique-se de descrever por que você planeja fazer mudanças e agradeça àqueles que contribuíram.
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Mantenha a pesquisa pessoal
Muitas empresas vão além, incentivando um excelente atendimento ao cliente. Os clientes que classificaram determinados bens ou serviços como acima do valor que normalmente pagariam, recebem descontos, por exemplo. Esse foco no feedback pessoal demonstra que você está ouvindo e se importa.
Pesquisa de satisfação do cliente: benefícios
Fidelização de clientes
Quando seus clientes sabem que você se preocupa o suficiente com sua empresa para perguntar o que eles gostam ou não gostam, você terá uma alta taxa de repetição de negócios. Prestar atenção ao feedback deles mostra que eles são mais para você do que apenas uma fonte de receita.
Faça seu negócio crescer
A satisfação do cliente continua a criar fidelidade à marca, contribuindo para vendas repetidas. Eles também espalham a palavra como um método de referência informal, recomendando produtos e serviços a amigos e familiares. Ao criar pesquisas de marca, você criará lealdade e confiança que integrarão a aparência da sua empresa às suas avaliações.
Clientes satisfeitos trazem novos clientes
Clientes leais e satisfeitos espalham um “boca a boca” positivo e continuam voltando para a marca que desejam, dadas as múltiplas opções que oferecem. Os clientes expressam felicidade e as opiniões dos consumidores (positivas ou negativas) influenciarão a reputação da marca.
Construir estratégias de sucesso
As pesquisas de satisfação do cliente fazem perguntas em campos específicos, incluindo suporte ao cliente, conscientização ou utilidade do funcionário e políticas e procedimentos da empresa.
Com esses feedbacks é possível ajustar estratégias na sua empresa de forma mais assertiva.
Saiba onde melhorar
Alguns empresários podem usar pesquisas de satisfação depois de experimentar uma queda no volume de vendas. Quando eles saírem, pode ser tarde demais para reconquistar clientes; portanto, enquanto o negócio estiver bom este é o momento certo de fazer a pesquisa com eles.
Se obtiver respostas esmagadoras de que seu negócio é mais caro, por exemplo, você terá a oportunidade de ajustar os preços ou os métodos de fabricação para ser competitivo. Se você cobra mais por ter um produto superior, adicione esse detalhe às suas campanhas publicitárias.
Conclusão
Observe que as pesquisas de satisfação do cliente fornecem um método inovador para coletar feedback e fornecem um canal de contato importante que oferece a capacidade de criar uma base de clientes fiel, comprometida e,mais, satisfeita.