Como gerenciar uma equipe em trabalho híbrido com sucesso

O trabalho híbrido veio para ficar, os eventos de 2020 aceleraram radicalmente a aceitação do trabalho remoto para muitas organizações e provaram que a equipe de escritório não precisa estar presa a um local de trabalho para se manter produtiva. 

Claramente, os parâmetros em torno de onde o trabalho é feito mudaram para sempre. Entenda como funciona uma equipe de trabalho híbrido e o que fazer para gerenciá-la com eficiência. Continue lendo a seguir!

O que significa trabalho híbrido?

A pandemia da covid-19 revolucionou como o mundo trabalha. Em 2020, as restrições governamentais e as crescentes preocupações em torno do vírus fizeram com que uma grande porcentagem da força de trabalho, da qual muitos profissionais nunca haviam trabalhado em outro lugar a não ser em um escritório, configurasse rapidamente a tecnologia para trabalhar em casa. 

Desde então, começamos a retornar ao escritório. Quer seja uma vez por mês, uma vez por semana ou quatro dias por semana, muitos locais de trabalho estão permitindo que os colaboradores dividam seu tempo entre o trabalho presencial e em casa. 

Essa forma de trabalhar é chamada de ‘trabalho híbrido’. Refere-se ao andamento do trabalho no escritório e em casa. O mesmo vale para os termos ‘modelo de trabalho híbrido’ ou ‘equipe híbrida’. Esses termos se referem a uma força de trabalho dividida entre aqueles que trabalham predominantemente remotamente, aqueles que trabalham predominantemente no escritório e aqueles que dividem seu tempo entre os dois. 

Como será o trabalho híbrido no futuro?

Com o trabalho remoto se tornando mais normalizado, muitos líderes compreensivelmente adotaram políticas laborais mais flexíveis.

Afinal, em 2022, os empregadores perceberam que seus colaboradores permanecem engajados e produtivos quando trabalham remotamente. Além disso, o trabalho híbrido auxilia na atração e retenção da equipe, enquanto os colaboradores desfrutam de um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Leia também: Saiba como manter sua equipe motivada no trabalho.

Maneiras de gerenciar uma equipe de trabalho híbrido

1. Defina expectativas e responsabilidades

Defina as expectativas e torne a responsabilidade clara para todos os colaboradores, de modo que, em casa e no escritório, possam trabalhar juntos de forma produtiva, sabendo quem está fazendo o quê. 

Como parte disso, você pode realizar, de forma dinâmica, reuniões virtuais diárias ou semanais com toda a sua equipe para começar cada dia ou semana com o pé direito. Comunique os fluxos de trabalho e os principais prazos e, em seguida, compartilhe o progresso regularmente para manter o ritmo.

2. Comunique os horários de trabalho

Com a equipe baseada em diferentes locais físicos, certifique-se de que todos saibam e entendam onde cada membro da equipe estará trabalhando. 

Compartilhar horários de trabalho e criar um calendário de grupo compartilhado, onde os colaboradores podem indicar onde trabalharão a cada dia, ajudará a aumentar a visibilidade dessas informações cruciais.

3. Desencoraje uma cultura separatista

Quando você gerencia uma equipe híbrida, pode acabar favorecendo mais um grupo do que outro, especialmente se você tiver vários colaboradores que trabalham predominantemente em um local, seja remotamente ou no escritório. 

Já imaginou ver sua equipe local, por exemplo, pensando que os membros remotos não trabalham tão duro ou têm uma experiência de trabalho mais fácil?

Assim, os gestores de equipes híbridas muitas vezes precisam tentar maior para garantir que não favoreçam nenhuma das partes de sua equipe. Caso contrário, acaba-se criando uma cultura separatista do “eles e nós”.

Além disso, incentive seus colaboradores remotos e no escritório  construírem proativamente suas relações de trabalho. Facilite isso tanto quanto possível, através de videochamadas semanais, por exemplo. 

4. Compreenda os benefícios de cada situação de trabalho e garanta justiça

Seus colaboradores trabalhando em casa podem achar mais fácil manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal em comparação com aqueles que estão no escritório a maior parte do tempo. 

Portanto, você pode tentar encorajar ou facilitar o mesmo nível de equilíbrio para os membros de sua equipe no escritório, dando-lhes a flexibilidade de, por exemplo, pegar seus filhos na escola ou sair para correr durante o horário de trabalho. 

5. Dedique tempo e foco iguais a cada membro de sua equipe

A quantidade de atenção e ajuda que você dá a cada funcionário não deve depender de onde eles estão trabalhando ou de qual é a função. Só porque alguns membros de sua equipe trabalham remotamente, eles não devem receber menos do seu tempo e apoio. 

6. Esteja atento à comunicação

No modelo de trabalho híbrido, você pode ter colaboradores que trabalham predominante ou exclusivamente de forma remota. Esses trabalhadores perdem a interação face à face. Isso significa que você precisará pensar cuidadosamente sobre como fazer com que eles se sintam igualmente incluídos através de reuniões remotas virtuais. 

Ao se comunicar com colaboradores remotos da equipe, escolha voz ou vídeo em vez de e-mail, ou bate-papo, dependendo da tarefa. Vê-lo e ouvi-lo regularmente ajudará os profissionais remotos a se sentirem inclusos como parte da equipe.

Da mesma forma, evite reuniões improvisadas no escritório. Embora os momentos mais frios forneçam oportunidades informais para colaboração, formação de equipes e solução de problemas, eles excluem o time que não está no escritório naquele dia específico. 

Em vez de tomar decisões naquele momento, agende uma chamada virtual para incluir todas as partes interessadas relevantes. Pode parecer esforço extra, mas, ao envolver todas as pessoas certas na conversa desde o início, você garantirá que a melhor decisão seja tomada. 

7. Pense em como você medirá o desempenho de maneira justa

Seu foco precisará mudar de esforço ou horas nas mesas para resultados com base em objetivos definidos. Não importa a localização dos membros de sua equipe, você deve se concentrar na qualidade das entregas realizadas, e não no tempo que passam em seus postos de trabalho. 

Garanta também que os planos de progressão na carreira sejam justos e iguais para colaboradores presenciais e os remotos.

8. Mantenha seus colaboradores remotos informados sobre as decisões da empresa e da equipe

Os membros da equipe que não estão no escritório podem não ter conhecimento das decisões que seus colaboradores locais tomam, ou mesmo das decisões tomadas no nível executivo, portanto, agende uma chamada regular e dedicada para compartilhar esses detalhes, garantindo o máximo de transparência possível. 

Isso lhes dará uma visão geral mais clara da direção estratégica da organização e mais ampla da equipe, enquanto minimiza a sensação de que estão fora do circuito.

E então, gostou das nossas dicas? Acompanhe mais em nosso blog!

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