Conheça os principais estilos de comunicação para gerenciar no trabalho

Após ler este guia, você conhecerá os diversos estilos de comunicação, o que levará a uma melhor compreensão de como as pessoas se comunicam.

Isso o ajudará a melhorar a comunicação entre seus funcionários, aprimorar o treinamento, a contratação e muitos outros processos em sua organização.

À medida que você se envolve com este artigo e pensa nos estilos de comunicação que encontra em sua organização e nos estilos que deseja ver mais, vale a pena pensar em como a comunicação é uma grande parte dos estilos de gerenciamento e dos estilos de gerenciamento de conflitos.

Esses três conceitos são fundamentais quando se trata de uma boa gestão e da criação de um ambiente de negócios bem-sucedido.

Ao aprender mais sobre eles e aplicá-los em sua organização, você pode criar um ambiente dinâmico e positivo, levando a melhores resultados de negócios.

5 Tipos de estilos de comunicação

Algumas situações exigirão certos estilos, ou você pode pensar que um estilo é particularmente eficaz com um funcionário, enquanto outro funciona melhor para outra pessoa.

Os estilos podem ser combinados e as pessoas usam estilos diferentes do padrão com base em com quem estão se comunicando.

1. Estilo de comunicação assertivo

Este é considerado o estilo de comunicação mais eficaz. Uma pessoa que usa esse estilo está confiante em suas convicções, mas garante que não menospreze ou desvalorize os outros na conversa.

Eles não recorrem à manipulação ou força de limites, mas buscam compromisso e consenso por meio da escuta ativa e expressando claramente seus desejos ou necessidades.

Comunicadores assertivos tendem a ter uma auto-estima naturalmente alta e não se desviam para uma comunicação passiva ou agressiva.

Esse estilo de comunicação é recomendado na maioria dos ambientes de negócios.

Calmo, medido e positivo, muitas situações podem ser tratadas e problemas resolvidos, usando uma comunicação assertiva de forma proativa.

2. Estilo de comunicação agressivo

Esse estilo de comunicação pode ser hostil, ameaçador e vem de um desejo de vencer a todo custo. Um comunicador agressivo se comporta como se sua contribuição para a conversa fosse mais importante do que qualquer outra pessoa, e o conteúdo de sua mensagem é geralmente perdido devido ao tom de sua entrega.

Também pode fazer com que as pessoas se sintam menosprezadas, humilhadas e intimidadas. Em alguns casos, eles podem reagir de forma reativa a um comunicador agressivo, não porque o comunicador esteja incorreto, mas simplesmente porque a entrega da mensagem é tão desagradável que eles instintivamente discordam.

O modelo de comunicação tem sido observado em alguns líderes empresariais, que podem controlar seu estilo o suficiente para parecer ousados, em vez de dominadores, mas isso exige habilidade. Nas operações do dia-a-dia, este não é um estilo que vai agradar alguém aos seus colegas, e é aconselhável que esse estilo seja evitado geralmente.

Leia também: Saiba como fazer gestão de projetos.

3. Estilo de comunicação passiva

Esse tipo de comunicação também é conhecido como estilo de comunicação submisso. Outra maneira de descrevê-lo é o tipo de “agradar às pessoas”. Esse tipo de comunicação é discreto, evita conflitos e é fácil de lidar.

Isso não quer dizer que um comunicador passivo esteja sempre feliz, na verdade, esse estilo de comunicação pode levar ao ressentimento acumulado temporalmente, porque a pessoa é incapaz de comunicar suas opiniões, necessidades e desejos.

Os comunicadores passivos tendem a recuar e deixar que outras pessoas, mais assertivas ou agressivas, mostrem o caminho.

Eles podem achar difícil se expressar efetivamente e querem evitar o confronto a todo custo. Isso pode levar diretamente a que suas boas ideias nunca sejam ouvidas ou a falhas de comunicação.

Nos negócios, esse estilo de comunicação pode ser usado em reação à comunicação agressiva, especialmente ao lidar com um cliente ou outra pessoa com quem outros estilos de comunicação não estão funcionando.

No entanto, dentro de uma equipe ou departamento, os gerentes devem trabalhar para ajudar os comunicadores passivos a acessar um estilo mais assertivo, para que seus valiosos insights e ideias não sejam ignorados.

4. Estilo de comunicação passivo-agressivo

Esse estilo de comunicação, como o nome sugere, combina aspectos de estilos de comunicação passivos e agressivos.

O passivo existe na superfície, enquanto o agressivo ferve por baixo. Externamente, o comunicador parece doce e descontraído, mas eles estão operando a partir de um lugar de raiva e ressentimento.

Isso borbulha e pode ser mostrado usando sarcasmo, sendo paternalista, iniciando rumores ou fofocando. Sua frustração vem por essas vias indiretas, mas eles terão o mesmo efeito que alguém que é francamente agressivo; colegas não vão querer trabalhar com eles.

Esse estilo tende a ser muito tóxico no local de trabalho, espalhando descontentamento e ressentimento por toda a equipe ou departamento.

Não há momentos em que esse estilo de comunicação seja apropriado em um ambiente de negócios. Se houver comunicadores em sua organização que adotam esse estilo por padrão, é fundamental que eles sejam ajudados a se reajustar a um estilo menos disruptivo.

5. Estilo de comunicação manipulador

Este estilo de comunicação usa astúcia, engano e influência para controlar o resultado da conversa e, portanto, as ações das pessoas ao seu redor.

Comunicadores manipuladores raramente dizem o que querem dizer, em vez disso, eles enterram seus objetivos reais em camadas de ofuscação para conseguir o que querem sem que a outra pessoa perceba.

O formato é frequentemente caracterizado como insincero e paternalista, e quando as pessoas percebem que foram manipuladas por um manipulador, elas não responderão bem a essa pessoa em comunicações futuras.

Embora alguma manipulação possa ser útil em uma função voltada para o cliente, onde há necessidade de acalmar um cliente irritado, esse estilo levará a alguns confrontos em equipes ou departamentos se um funcionário o estiver usando de forma consistente.

Sempre que possível, um comunicador manipulador deve ser direcionado para uma comunicação assertiva.

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