A essa altura do campeonato, muitas empresas já ficaram craques em driblar a crise do Coronavírus, entendendo a importância da presença digital da sua marca, seja qual for o produto ou serviço oferecido, e desenvolvendo habilidades antes adormecidas pelo comodismo do comércio tradicional.
As vésperas de completar um ano das medidas restritivas, com horários de funcionamento alterados e vendo muitos comércios entrando em falência, notou-se a destreza de algumas empresas, mais do que outras, em continuar atendendo as necessidades de seus clientes, mesmo neste período incerto e delicado.
A ideia deste artigo não é focar em empresas como IFood e Mercado Livre, que por mais que tenham o seu mérito pelo esforço para atender a alta demanda neste período, são empresas que já se encontravam no fluxo natural de crescimento dentro do mercado digital.
Aqui focaremos em empresas que inovaram para driblar a crise, adotaram medidas que transformaram sua maneira de pensar e agir e consequentemente ajudaram a manter ou até mesmo aumentar seu faturamento neste período.
MRV Engenharia
A MRV lançou a campanha #FiqueEmCasa e preparou seus canais digitais para que a busca pela compra dos apartamentos e o processo de documentação fossem feitos de maneira totalmente online.
O investimento na experiência do usuário foi possível através da digitalização de seus processos, que ocorrem desde a escolha do apartamento ao acompanhamento das obras.
Como resultado, mesmo com fechamento de seus stands de vendas e adiamento de lançamentos previstos para o primeiro trimestre, a companhia reportou um aumento de 28% em suas vendas, em comparação aos três primeiros meses do ano passado.
A MRV, que se encontra entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com a Forbes, conseguiu reduzir os impactos da crise em seu negócio não só ao reinventar uma forma segura de estar ao lado de seus clientes, como pelo fato de ter estabelecido a inovação como um de seus valores, possuindo este atributo inerente ao negócio.
Natura
A Natura ocupa a primeira posição no ranking das empresas mais inovadoras do Brasil. Com consultoras espalhadas em todo país por muito tempo a essência foi de relacionamento presencial e direto com os clientes.
No entanto, desde 2012, com a crescente da Era Digital e a capacidade de impacto da empresa na rede, o planejamento de migração para o online ocorreu de maneira muito natural.
Inovações digitais foram feitas no decorrer dos anos, até que a Pandemia e a maior demanda pelas compras online adiantaram, com excelência, a concretização do plano de e-commerce.
A grande maioria se tornou Consultora Digital Natura, em um novo espaço na plataforma de venda com atendimento personalizado, descontos e créditos.
Para isso o foco foi em inovação das ferramentas necessárias e a assistência para que a adequação das consultoras no online fosse a melhor possível.
Diálogo Logística
A Diálogo é a maior empresa de logística do sul do Brasil, com sede em Porto Alegre. A empresa, que é especializada em entregas de e-commerce, atende em mais de mil municípios.
Preocupada com a segurança e prevenção do contágio entre colaboradores e clientes, desenvolveu um aplicativo que permite a confirmação do recebimento da mercadoria por comando de voz, sem que o cliente tenha contato com o entregador.
No momento da entrega o sistema de gravação é acionado de uma distância segura e o destinatário do objeto faz a confirmação dos seus dados e da posse por voz.
Todo o processo de planejamento e desenvolvimento foi feito em constante comunicação e pesquisa com os entregadores, com foco na segurança e otimização. Atualmente, 100% deles usam a ferramenta para realizarem as entregas, o que resultou em ótimos resultados de agilidade.
Antes da inovação, o tempo para obter informações completas sobre um pedido era de 24h. Hoje, com o novo sistema, em 1h tudo é repassado para o banco de dados.
Além disso, o desenvolvimento foi feito para que fosse o mais amigável e prático para o uso dos funcionários, a empresa buscou uma solução que os atrairia pela agilidade no trabalho e facilidade de manuseio.
Tecnologia é o nome do jogo
Como você pôde perceber, todas as empresas que souberam lidar e driblar a crise precisaram se adaptar às novas necessidades dos clientes, que estão mais reclusos desde o início de março de 2020, mas que continuam tendo suas necessidades e o caminho para atende-las foi o meio digital.
Através de aplicativos e sites mais responsivos, a experiência do consumidor nunca foi levada tão a sério como nos dias de hoje, onde a preocupação em atender o cliente online tão bem (ou até melhor) do que ele seria atendido pessoalmente, fez, faz e continuará fazendo toda a diferença.
Como a sua empresa se adaptou neste momento? Quais mudanças você realizou ou percebe que precisa realizar para se adequar ao “novo normal”? Conta pra gente nos comentários, queremos saber!