O envolvimento do usuário no site é um indicador importante que determina o sucesso e a classificação do seu site. Cada site está competindo com marcas rivais para aumentar seus níveis de engajamento. Mesmo que você atraia uma grande quantidade de tráfego, isso não significará muito, a menos que você consiga envolver os visitantes e fazer com que executem a ação desejada.
Envolver os usuários é a primeira etapa crucial no processo de conversão. Você deve envolver seu público antes de convencê-lo a comprar ou se inscrever. Além disso, fazer com que os usuários deixem seu site em alguns segundos terá um impacto negativo em sua taxa de rejeição.
Portanto, se o envolvimento do usuário do site é tão importante, como exatamente você pode aumentá-lo? Neste artigo, colocarei 10 dicas comprovadas que podem ajudar você a se envolver de maneira eficaz em seu site ou blog.
1. Reduza o tempo de carregamento da página
Você provavelmente já teve uma experiência com páginas de carregamento lento. Você encontra um site que parece interessante, então clica no link apenas para ficar esperando que ele carregue.
Você provavelmente sai do site porque é frustrante esperar e esperar. Um estudo descobriu que páginas que carregam apenas um segundo mais devagar podem ter um aumento de 56% em sua taxa de rejeição. Isso significa problemas para o envolvimento do usuário do site.
2. Melhore a estrutura de ligação interna
Além de impulsionar sua classificação de SEO, uma boa estrutura de links internos permitirá que os usuários naveguem em seu site com facilidade. Assim, você poderá gerar mais visualizações de página com cada visitante e diminuir a taxa de rejeição.
Ambos são essenciais para o desenvolvimento do usuário através do site. Tente usar textos âncora relevantes para vincular outros conteúdos relacionados em seu site.
3. Exiba conteúdo relacionado
Esta dica de engajamento do usuário do site é um pouco semelhante a links internos. Simplesmente exiba postagens relevantes no final de cada página. Isso ajuda os visitantes a encontrar facilmente postagens relacionadas, se precisarem de mais informações sobre o tópico que estavam lendo inicialmente.
4. Simplifique a navegação
E se vários visitantes do seu site saírem porque não conseguem encontrar algo?
Muitos sites são muito difíceis de navegar, resultando em uma alta taxa de rejeição e baixo envolvimento do usuário do site.
Simplifique e reorganize sua estrutura de navegação para que os usuários possam encontrar a página de que precisam sem muito esforço.
5. Escolha seu estilo de escrita
Seu estilo de escrita pode impactar o engajamento do usuário no seu site, determinando como os leitores respondem ao seu conteúdo. O que funciona para uma base de público pode não funcionar bem com outra.
Existem dois estilos de escrita predominantes na Internet, um tom de conversação amigável, descontraído e um tom profissional mais formal.
A maioria dos sites opta por usar o estilo anterior de sites informativos peculiares e divertidos como o Buzzfeed a sites populares de marketing na Internet. No entanto, o tom formal pode ser melhor para sites de negócios que fornecem conteúdo mais sério.
6. Use um design responsivo
Mais da metade da população mundial usava seus telefones celulares para acessar a Internet em 2015. Em 2020, o número de usuários móveis em todo o mundo era de quase 7 bilhões.
Para os profissionais de marketing da Internet, isso significa que construir sites responsivos é fundamental para envolver os usuários de desktop e móveis. Pode ser frustrante navegar no site do seu computador em um telefone celular, o que impede um bom engajamento do usuário no site.
7. Estude seu público
Obtenha informações sobre as preferências e os valores de seu público conduzindo uma pesquisa. Isso o ajudará a criar conteúdo com o qual seu grupo-alvo possa realmente interagir. Faça perguntas sobre o que gostam e o que esperam de você. Descubra se eles pensam que faltam certos recursos de design ou cobertura de conteúdo.
Seu feedback mostrará onde você precisa melhorar para melhorar o engajamento do usuário do site. Eu sugiro usar ferramentas como o Survey Monkey para adicionar enquetes e pesquisas ao seu site. Seja qual for o tema da sua pesquisa, certifique-se de manter as perguntas curtas e simples. Evite tomar muito do tempo dos visitantes com pesquisas longas.
8. Adicione uma caixa de pesquisa em destaque
Muitos sites erram. Não é irônico demais ter que pesquisar a caixa de pesquisa?
Algumas pessoas visitam seu site para encontrar algo específico. Se eles estiverem confusos sobre como encontrar isso, eles irão embora.
Envolva seus visitantes permitindo que eles encontrem facilmente o que procuram. Adicione uma caixa de pesquisa proeminente que os usuários possam localizar facilmente para localizar conteúdo específico.
9. Colete endereços de e-mail
O envolvimento do usuário do site não é apenas envolver um novo visitante uma vez. Também se refere à sua capacidade de direcionar os visitantes de volta ao seu site.
Você pode fazer isso coletando seus endereços de e-mail, que podem ser usados para enviar novas atualizações de conteúdo. Plug-ins fornecem ótimas ferramentas para criar um formulário de opt-in e construir sua lista de assinantes de e-mail.
10. Faça concursos ou brindes
Concursos e brindes são a melhor maneira de melhorar todos os aspectos de seu desempenho. Eles são benéficos para visitas a páginas, assinaturas, conversões e envolvimento do usuário do site.
Crie seus brindes de forma que os usuários colham recompensas por realizar certas ações. Por exemplo, você pode receber uma recompensa por referências, compartilhamentos de conteúdo, curtidas em mídias sociais ou análises / depoimentos de produtos.
Como o engajamento do usuário do site é um aspecto essencial que determina o desempenho de uma empresa, você precisa aproveitar ao máximo as dicas acima. Execute testes para ver qual funciona melhor para o design do seu site, em vez de simplesmente escolher um.
Como você pode ver, seu foco deve ser tornar seu site atraente, interativo e fácil de usar. Gostou da matéria? Confira mais informações através do Escritório Virtual.