Como otimizar o tempo no trabalho adequadamente

A gestão do tempo é definida como a capacidade de fazer uso eficaz do tempo e da produtividade, especialmente no trabalho. Este blog explica a importância da gestão do tempo. Se você pensa que diminuir alguns segundos é bom, pergunte a um maratonista a importância disso.

Muitas vezes, em nossas salas de aula de administração, aprendemos várias maneiras de administrar nosso dia. No entanto, para otimizar o nosso dia, primeiro precisamos valorizar a importância do que tem de mais valioso neste planeta, o TEMPO.

Todos nós devemos ter ouvido esse ditado  “O tempo e a maré não esperam por nada”.

O tempo é essencial em nossas vidas e desempenha um papel significativo. É muito importante para nós respeitar o tempo, porque o tempo passado nunca mais voltará.

A pontualidade é essencial na vida; se você quer viver uma vida de sucesso. Uma pessoa de sucesso sempre respeita a importância do tempo na vida. Se você não for pontual; você pode ter que enfrentar as repercussões disso. Portanto, deve-se compreender a estimativa de tempo e deve ser pontual na vida.

O tempo é consideravelmente mais valioso do que o dinheiro porque podemos ganhar dinheiro em qualquer fase da nossa vida, mas não podemos recuperar o tempo que passou. 

O fluxo do tempo não pode ser interrompido, portanto, devemos utilizar nosso tempo astutamente.

Mas o que é gestão do tempo? Nada mais é que um conjunto de práticas, habilidades, ferramentas e técnicas para otimizar o tempo de forma correta. Temos apenas tempo limitado 24 horas por dia; por isso devemos planejá-lo com sabedoria.

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Abaixo estão algumas estratégias simples de gerenciamento de tempo:

Planeje seu dia com antecedência

Poucas pessoas pensam que planejar um dia é algo irreal, pois não podemos prever o futuro. Mas mesmo sabendo que a vida é incerta; ainda devemos ter um plano para amanhã. Se você tiver um plano em mãos, poderá gastar mais tempo em tarefas críticas ou urgentes. Ou então, tarefas ad-hoc, tarefas menos críticas, consumirão um tempo considerável do seu dia, deixando pouco tempo para tarefas que são de suma importância.

Comece o dia com uma lista de verificação

Hoje, temos muitos aplicativos Android para preparar uma lista útil de tarefas, lembretes e notas importantes. Também podemos usar caneta e papel para isso, mas às vezes não é conveniente carregá-lo em todos os lugares. Assim, pode-se aproveitar os aplicativos de gerenciamento de tempo, como Toggl, Harvest, TimeCamp, ClickTime, etc.

Descanse adequadamente e durma bem

O descanso é um dos fatores significativos nas ferramentas de gerenciamento de tempo e produtividade. Não é clandestino que sentir-se cansado e sonolento o dia todo vai atrapalhar a produtividade do dia. Se você quer atuar com 100% de eficiência; não reduza o sono. Faça pausas regulares, descanse adequadamente e renove-se antes de começar sua tarefa.

Otimize sua multitarefa e concentre-se em uma tarefa de cada vez

Hoje todo mundo está se concentrando em multitarefas e multi-habilidades, mas quando você está realizando um único trabalho; a multitarefa às vezes leva à distração de um objetivo. Em vez de executar várias tarefas em simultâneo; é melhor trabalhar em uma única tarefa do que fazer uma pausa e passar para a próxima tarefa.

Selecione 3 tarefas mais importantes primeiro

Quando preparamos um checklist; podemos estar tendo um monte de atividades pendentes em nosso balde. Mas como todos sabemos que a vida é incerta e imprevistos interrupções ou incidentes não batem na porta antes de entrar. Portanto, a melhor prática é se concentrar nas 3 primeiras tarefas muito importantes, assinalando-as e depois passando para a próxima.

Aceite seus erros e siga em frente

Se houver desentendimentos, brigas e debates; admitir o erro e seguir em frente. As pessoas gastam muito tempo para dar explicações sobre os erros e discutir o passado. O que quer que aconteceu acabou; aceitá-lo, pensar em soluções para corrigi-lo e seguir em frente. Em vez disso, concentre-se em como você pode evitar o erro no futuro, em vez de discutir o passado.

O fator fundamental para o sucesso na vida é a gestão do tempo, e sempre terá um papel fundamental se você deseja ser frutífero e produtivo no dia a dia.

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