Como receber um feedback negativo?

Esteja você em uma avaliação de desempenho no trabalho ou recebendo notas sobre um projeto criativo, o feedback negativo tem o potencial de causar desânimo. 

Felizmente, com algumas habilidades simples de comunicação, você pode aprender a ver o feedback negativo sob uma nova perspectiva e usá-lo como uma ferramenta de auto aperfeiçoamento.

Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais!

Por que é importante aceitar feedback negativo?

Embora receber feedback positivo seja encorajador, receber críticas severas pode ser difícil. Mesmo que todos cometam erros e tenham espaço para melhorar, aceitar o feedback crítico de uma forma positiva ainda é um desafio. 

Aprender a aceitar feedback negativo com elegância pode fortalecer sua auto-estima, enriquecer seus relacionamentos e eliminar suas tendências adversas.

Dicas para lidar com feedback negativo

Praticar essas dicas em situações da vida real pode gradualmente ensiná-lo a aceitar o feedback negativo em vez de temê-lo.

Faça perguntas esclarecedoras

O feedback vago não é útil para nenhuma das partes envolvidas – o destinatário não sabe como agir sobre ele e, portanto, o crítico não verá as mudanças que espera. Ao aceitar feedback, certifique-se de compreender a verdadeira intenção do crítico. 

Se algo não estiver claro, faça perguntas para esclarecer o que você pode fazer especificamente para corrigir o problema ou melhorar seu desempenho.

Saiba que o feedback negativo não é um ataque pessoal  

Um bom feedback negativo é sobre suas ações ou seu comportamento, não sobre quem você é como pessoa. Não deixe que o feedback difícil diminua sua autoconfiança porque seu valor não está relacionado à opinião de outra pessoa sobre você.

Peça feedback com frequência

Quando você sai de seu caminho para pedir a outras pessoas em sua vida um feedback honesto, isso permite que você se sinta confortável com críticas construtivas. Além disso, pedir feedback com mais frequência significa que você o receberá em porções menores e mais gerenciáveis.

Por exemplo, se você só recebe feedback no trabalho uma vez por ano em sua revisão anual, seu chefe pode ter uma longa lista de críticas. 

Mas se você consultar seu chefe trimestralmente para saber sobre seu desempenho, ele pode não ter muito feedback novo para dar assim que chegar a sua revisão anual.

Reserve um tempo para processar suas emoções

É fácil ter uma reação emocional ao ouvir comentários negativos. Se sua reação automática for raiva ou defensiva, respire fundo, mantenha a calma e controle seus sentimentos. 

Contanto que seu crítico tenha dado seu feedback de maneira cortês, você deve mostrar-lhe o mesmo respeito. Após concluído o processo de feedback, é normal liberar suas emoções em particular ou desabafar com uma pessoa amada, para não manter seus sentimentos reprimidos.

Veja o feedback do ponto de vista crítico

Para evitar receber feedback negativo, coloque-se no lugar do crítico. Enxergar a situação de uma perspectiva diferente geralmente o ajuda a perceber que o que parece aceitável para você pode não ser para os outros.

Determine se o feedback é construtivo ou destrutivo

Leve o feedback construtivo a sério, mas seja cauteloso ao internalizar o feedback destrutivo. Como você sabe a diferença entre esses dois tipos de crítica?

A crítica construtiva pretende criar mudanças positivas, fornece sugestões específicas sobre como melhorar e vem de um lugar de boas intenções claras. Por outro lado, alguém que faz críticas destrutivas pode não fornecer uma razão para suas críticas, pode ter segundas intenções e pode usar uma linguagem degradante. 

Se o feedback negativo não parece querer ajudá-lo em primeiro lugar, o resultado final é que provavelmente não vale a pena permitir que as críticas negativas afetem suas ações.

Gostou das dicas? Aproveite e leia também Inteligência emocional no trabalho: saiba como desenvolver e atingir objetivos

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