Dicas de como administrar uma empresa a distância

Dicas de como administrar uma empresa a distância

À medida que o mundo se transforma rapidamente em um modelo de teletrabalho que era inconcebível apenas alguns meses atrás, muitos líderes se perguntam como gerenciar melhor seus trabalhadores remotos e autônomos. Depois de anos (ou décadas) gerenciando pessoalmente a equipe, os proprietários e gerentes de negócios agora precisam desenvolver novos músculos gerenciais e aprender a flexibilizá-los com uma velocidade sem precedentes.  

Esteja sua equipe trabalhando em casa devido a um fechamento de emergência ou fazendo suas primeiras incursões no teletrabalho, gerenciar funcionários à distância requer prática e know-how – mas os resultados valem o esforço. Trabalhadores remotos e autônomos costumam ser mais produtivos do que seus colegas de escritório e relatam níveis maiores de felicidade. Siga estas práticas recomendadas para ajustar seu estilo de liderança à sua força de trabalho remota. 

1. Compreenda o que os trabalhadores remotos valorizam.  

Geralmente, os membros de sua equipe são dedicados ao seu trabalho, pretendem fazer um bom trabalho e querem se sentir parte de um esforço mais amplo.

Dito isso, os trabalhadores remotos mais produtivos e satisfeitos geralmente compartilham um grupo central de desejos:

  • A sensação de que a administração confia neles;
  • A flexibilidade para trabalhar em horários que permitem a máxima comodidade;
  • Uma compreensão clara das expectativas da liderança;
  • Reconhecimento;
  • Uma conexão com a liderança e colegas de trabalho.

Os princípios básicos da boa gestão de pessoas permanecem primordiais. No entanto, as novas circunstâncias exigem novas maneiras de trabalhar e gerenciar seus melhores funcionários. 

2. Desenvolva um novo estilo de gestão. 

O processo de desenvolvimento de um novo estilo de gestão requer duas coisas:

  1. Mudanças imediatas: consulte a Etapa 5 e seguintes para ver um resumo do que você pode fazer imediatamente.
  2. Reflexão e planejamento de longo prazo: Esta é a oportunidade perfeita para você crescer como líder. O crescimento exige mais tempo e trabalho, mas é importante para o seu sucesso a longo prazo. 

3. Avalie seu ponto de partida.

A autorreflexão e o estabelecimento de metas podem lhe dar uma compreensão mais firme das mudanças que fazem sentido para você. Experimente este exercício: 

  1. Considere seus maiores pontos fortes como líder. Quais você acha que são as suas técnicas de gerenciamento mais eficazes? Faça uma lista de seus pontos fortes e como eles atuam com seu pessoal.
  2. Reflita sobre o feedback que você recebeu de outras pessoas ao longo dos anos. Dê uma boa olhada em tudo que você ouviu – o bom, o ruim e o feio. Por exemplo, se sua equipe disse consistentemente que aprecia a preocupação que você demonstra com o crescimento de sua carreira, adicione-o à lista. Se sua equipe relatou que às vezes se sente micro gerenciada, observe isso também.
  3. Liste as três áreas que você gostaria de dar maior enfoque.
  4. Use as listas para decidir onde você pode crescer e desenvolver suas habilidades de gerenciamento.
  5. Fale com um confidente que o conhece bem. Peça a opinião deles sobre seus pensamentos e áreas de foco. 

4. Defina e compartilhe metas. 

Depois de avaliar seus pontos fortes, fracos e oportunidades, defina algumas metas de curto prazo para gerenciar sua equipe. Por exemplo, se você decidir se concentrar em permanecer conectado, defina uma meta para fazer check-ins mais frequentes. Seja específico. Por exemplo, em vez de simplesmente definir uma meta de “checar com mais frequência”, agende uma chamada de status de 10 minutos com cada membro da equipe no início de cada dia. 

Compartilhe seus planos com sua equipe e diga-lhes que você gostaria de receber um feedback sobre seu desempenho. Dependendo de sua equipe e de seu relacionamento com eles, diga-lhes se você prefere um feedback situacional ou um feedback mais formal em uma data futura. Ser aberto sobre seus esforços permite que os outros saibam o quanto você se importa e o ajudará a evoluir com sucesso seu estilo de gestão. 

As etapas a seguir são ações de gerenciamento mais diretas que você pode implementar imediatamente.

5. Conduza os check-ins da equipe.

Conectar-se com sua equipe ajuda a garantir a produtividade. Sempre que possível, é melhor realizar reuniões de equipe no início do dia para repassar quaisquer questões urgentes, mudanças de prioridade e novos prazos. Siga estas dicas para obter o máximo de sucesso: 

  • Inclua conversa fiada. Os trabalhadores que não estão mais no escritório (ou nunca estiveram nele) ainda valorizam as boas relações de trabalho com seus colegas. Você pode não se encontrar mais no bebedouro para um bate-papo, mas esse tipo de check-in informal ainda é importante. Mostre interesse na vida de seus funcionários, dentro e fora do trabalho. Quando você organiza grandes chamadas ou reuniões individuais, reserve alguns minutos para um bate-papo pessoal. Discutir a previsão do tempo, planos de fim de semana ou notícias da família na parte superior da chamada pode ajudar a tornar suas reuniões mais produtivas. Além disso, criar esse relacionamento torna mais fácil discutir assuntos relacionados ao trabalho, especialmente quando surgem questões espinhosas. 
  • Configure o tom. Os funcionários procuram os gerentes em busca de pistas sobre como reagir em uma variedade de circunstâncias. Como sua equipe não pode vê-lo pessoalmente, faça um esforço extra para definir o tom com suas palavras a cada dia. Reconheça quando as pessoas estão sob estresse e compartilhe sua fé de que a equipe está pronta para o desafio em mãos e sua crença de que eles terão sucesso. 
  • Faça perguntas abertas. Estabeleça uma atmosfera em que os funcionários sejam livres para fazer perguntas abertas, dando o exemplo. 

6. Estabeleça objetivos claros.

Ambientes de escritórios remotos têm muitos benefícios, mas podem surgir contratempos devido à falta de comunicação. Muito disso decorre do não estabelecimento de objetivos claros. Como você não pode ter contato pessoal, certifique-se de que seus objetivos sejam claros, concisos e alcançáveis ​​para os membros de sua equipe remota. Você pode começar fazendo uma lista de tarefas que precisam ser concluídas e, em seguida, dividir os cronogramas em etapas menores. Depois de determinar as etapas, você pode atribuí-las a um trabalhador ou equipe.

7. Monitore e acompanhe o progresso.

Após definir seus objetivos, você precisará acompanhar seu progresso e monitorar sua equipe (sem micro gerenciá-los) para cumprir prazos e manter a qualidade de seu trabalho. O software de gerenciamento de projetos pode ser altamente eficaz para atribuir tarefas à sua equipe remota.

8. Comunique-se com eficácia.

Eles dizem que métodos de comunicação fortes são a força motriz por trás de equipes altamente eficazes. Em um ambiente de trabalho remoto, isso às vezes pode ser difícil de conseguir, especialmente se você estiver lidando com um grande número de pessoas. 

Felizmente, existem muitas plataformas de comunicação que permitem que você veja e ouça uns aos outros, compartilhe telas e forneça comentários e feedback sobre os projetos conforme eles progridem. Algumas das plataformas mais comuns são Zoom, Microsoft Teams  e Google Hangouts.

9. Forneça as ferramentas certas

Como você está trabalhando com uma equipe remota, é extremamente importante garantir que eles tenham todas as ferramentas certas para desempenhar suas funções de maneira ideal. O equipamento básico inclui um laptop de qualidade, um telefone celular, uma impressora que também pode enviar fax e digitalizar e softwares como o Microsoft Office. [Leia o artigo relacionado: 

Lidere com ousadia! 

Liderar à distância exige um trabalho extra, mas a recompensa vale a pena. Investir tempo para ser um grande líder à distância tornará você um profissional mais completo e pode ajudar sua equipe a alcançar novos patamares. 

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