Por que é importante ter empatia no ambiente de trabalho? Veja aqui!

A empatia está entre as características mais importantes, pois permite que os funcionários se comuniquem efetivamente com colegas e gerentes. Apesar de ser uma soft skill, tem sido negligenciada como indicador de qualidade. Os líderes produtivos de hoje devem ser mais centrados na pessoa e capazes de colaborar efetivamente com indivíduos de várias equipes, divisões, nações, etnias e experiências.

O que é empatia no contexto de um local de trabalho?

A empatia é a capacidade de compreender e empatizar com os sentimentos e experiências do outro. A empatia permite que você entenda o ponto de vista de outra pessoa, melhore sua capacidade de se conectar com as pessoas e tenha uma perspectiva maior do mundo.

Liderança empática é conseguir reconhecer e compreender as necessidades dos outros, suas emoções e opiniões. Cada indivíduo é distinto em suas crenças, conhecimento e compreensão cultural, educação e pontos de vista. Ao trabalhar nesse tipo de equipe, os líderes podem alavancar sua capacidade de ter empatia e entender as pessoas. Os gerentes que exercem liderança empática em relação aos subordinados diretos são vistos como funcionários de melhor desempenho por seus superiores. A empatia é uma ferramenta valiosa de liderança nas mãos de um chefe querido e respeitado.

A empatia e a capacidade de se conectar com as pessoas são habilidades essenciais tanto na vida profissional quanto na pessoal. Empatia no local de trabalho, sendo um componente crucial da competência emocional e da eficiência da liderança, aumenta as conexões humanas em geral e pode resultar em engajamento mais eficaz e resultados benéficos tanto no nível individual quanto no organizacional.

Os três pilares da empatia organizacional são: 

  • ouvindo, 
  • abertura, e 
  • compreensão.

Desafios e barreiras à empatia no local de trabalho

A empatia é essencial no local de trabalho para qualquer empresa que lide com contratempos, baixo desempenho ou indivíduos que realmente desejam alcançar o sucesso. Então, porque as pessoas não são mais empáticas no trabalho? Isso porque a empatia requer tempo, esforço e esforço para se desenvolver.

Requer tempo e esforço para demonstrar compreensão e consciência. Nem sempre é simples compreender por que um funcionário sente ou pensa de uma determinada maneira sobre um cenário. Outra parte da empatia exige que a pessoa priorize os outros antes de si mesma, o que pode ser difícil no ambiente de trabalho competitivo de hoje. Por fim, muitas empresas se preocupam apenas em atingir os objetivos, independentemente do custo com pessoal.

  • Maneiras de mostrar uma liderança mais empática

A liderança empática pode vir em uma variedade de estilos e intensidades. Aqui estão algumas sugestões para demonstrar melhor empatia no local de trabalho e com colegas de trabalho e supervisor imediato

  • Mostre preocupação genuína com as necessidades, metas e objetivos de outras pessoas.

Trabalhar para avaliar as necessidades e aspirações individuais de cada membro da equipe, bem como a melhor forma de combinar tarefas específicas para contribuir tanto para a eficácia quanto para a felicidade dos funcionários, é um elemento de orientação com empatia. 

Leia também: Como aumentar o foco no trabalho?

A escuta ativa, prestar atenção a uma pessoa para compreender seu problema ou desejo antes de pensar em uma resposta, é uma forma de os líderes exercerem empatia. Esse método permite que você se concentre apenas nas demandas do orador para compreender adequadamente seus sentimentos e pontos de vista. Quando os membros da equipe percebem que seu gerente os honra dessa maneira, eles se tornam mais engajados e ansiosos para ir além.

  • Demonstrar o desejo de ajudar um colega de trabalho com um problema pessoal.

A empatia também pode ajudá-lo a reconhecer e lidar com os problemas que seus colegas de trabalho estão enfrentando, como uma sobrecarga de trabalho ou um problema pessoal. Líderes empáticos reconhecem que seus funcionários são pessoas dinâmicas que lidam com questões pessoais enquanto ainda cumprem suas obrigações profissionais. 

Esse gesto pode demonstrar aos outros membros da equipe que se está comprometido com o sucesso da equipe e os ajudará a alcançar os objetivos da equipe. Manter linhas de comunicação abertas e promover a transparência são formas importantes promover a força emocional e fazer com que os funcionários se sintam à vontade para discutir quando necessário.

  • Seja compassivo com problemas e opiniões.

Mesmo que você não concorde totalmente com o ponto de vista de outra pessoa, você pode demonstrar empatia deixando-a saber que seus sentimentos são importantes para você. Amizades e relacionamentos genuínos no trabalho são importantes, e a liderança empática é uma habilidade que os gerentes podem usar para formar vínculos com indivíduos com a responsabilidade de liderar. 

Mesmo que não consigam se conectar com a dificuldade específica que um membro da equipe está passando, os líderes podem exercer empatia reconhecendo o que estão passando, o que afetará positivamente a conversa.

  • Fique atento aos sinais de alerta de exaustão nos colegas.

Burnout no local de trabalho é um grande problema em todo o mundo, e é muito provável que se desenvolva quando há muito estresse e pressão. Muitos indivíduos estão estressados, trabalhando mais horas do que antes e sentindo ser impossível dividir sua vida profissional e pessoal. 

Os gerentes bons em liderança empática podem identificar indicadores de excesso de trabalho nos outros antes que se torne um problema que leve ao desengajamento ou desgaste. Isso pode implicar gastar alguns minutos adicionais a cada semana verificando com os membros da equipe para ver como eles estão se saindo com sua carga de trabalho atual e ajudando-os a se recuperar da carga de trabalho excessiva.

Benefícios da empatia entre colegas de trabalho e líderes para a organização

  • O atendimento ao cliente melhorou.

Como os funcionários podem antecipar seus desejos e necessidades ao praticar a empatia consciente, eles podem aumentar suas habilidades de atendimento ao cliente. Quando um consumidor liga para reclamar de uma dificuldade, ele pode ficar irritado e querer que você preste atenção nele. Quando um funcionário transmite-lhes que a empresa valoriza o que eles têm a dizer, permitindo que eles expliquem, os clientes apreciados ficam mais inclinados a resolver o problema com tranquilidade.

  • A empatia aumenta a consciência cultural.

Compreender e trabalhar bem com indivíduos de outras culturas é um processo que envolve parcerias baseadas na empatia, curiosidade e respeito. Segundo a pesquisa, após serem incentivados a explorar os pontos de vista de homens negros em imagens ou filmes, os brancos tiveram relacionamentos interraciais mais favoráveis. Podemos ajudar as pessoas a desenvolver competência cultural promovendo a empatia e modelando-a. A empatia, por sua vez, promove a empatia.

  • Aumenta a capacidade de pensamento inovador.

Quando os líderes utilizam a empatia no local de trabalho, eles inspiram os funcionários a apresentar novas ideias. Sua organização pode pedir que você pense do ponto de vista de seu público ou as demandas mais significativas de seus consumidores-alvo como um grupo. 

  • A liderança é baseada na empatia.

As pessoas boas em ler as emoções e situações das pessoas são mais propensas a serem bons líderes. Líderes empáticos inspiram suas equipes a dar o melhor de si. Eles prestam atenção. Eles estão cientes das necessidades e contribuições dos outros. Como consequência de seu compromisso com seus funcionários, eles constroem uma visão comum e lealdade.

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