Quer empreender? Saiba como começar do zero

Se você já pensou em iniciar e administrar seu próprio negócio, você não está sozinho. Ser seu próprio patrão, ter flexibilidade com sua agenda e manter as recompensas financeiras que vêm com a propriedade de um negócio são bons motivos para ter sua própria empresa.

Mas, como você pode esperar, nem tudo são férias e contas bancárias gordas. Ter um planejamento adequado é fundamental para o negócio dar certo.

Começar um negócio do zero não precisa ser difícil ou complicado, mas exige organização e muito trabalho. 

A seguir estão as primeiras e mais importantes etapas a serem executadas quando se está começando uma empresa do zero. Saiba mais!

Faça uma avaliação honesta de si mesmo

Você trabalha melhor em um ambiente estruturado ou não estruturado? Uma rotina diária reduz sua ansiedade? Em que tipo de coisas você é bom? Falar em público ou fazer apresentações deixa você nervoso? Você é bom em contabilidade e números? Você pode lidar com as rejeições que provavelmente receberá ao vender 

Todas essas são perguntas importantes para se fazer. Na verdade, é uma boa ideia obter a opinião de outras pessoas sobre a percepção que eles têm de você em cada uma dessas situações.

Independentemente das respostas que você der para sua avaliação, lembre-se de que isso é uma avaliação de onde você está agora. Pense nisso como uma forma de identificar suas áreas de força e fraqueza.

Você pode ser bom em falar em público, o que pode ajudar na arrecadação de dinheiro, mas ruim em contabilidade, o que significa apenas que precisará encontrar algum tipo de ajuda nesta área do negócio.

Avalie sua ideia

Se sua ideia de negócio envolve um novo produto ou serviço (ou mesmo uma melhoria de um produto, ou serviço existente), ela precisa ser avaliada. Isso é tecnicamente chamado de pesquisa de mercado.

Existem empresas que se especializam em fazer pesquisas de mercado, mas se você estiver com um orçamento apertado, pode fazer isso sozinho.

Em primeiro lugar, se você pode construir um protótipo para as pessoas usarem, avalie se essa é a melhor opção. Se um protótipo não for possível ou se for uma empresa de serviços, então ofereça uma apresentação altamente descritiva do plano de negócios completo com seus benefícios exclusivos.

Lembre-se de que não se trata de outras pessoas gostando do seu produto, não é do seu bebê que elas estão falando. Você deseja uma pesquisa de mercado honesta que ofereça a melhor chance de um negócio bem-sucedido. 

Faça anotações, quando alguém lhe disser que não gostou de um recurso ou de algum aspecto de sua ideia e agradeça. Após várias rodadas de pesquisa de mercado com diferentes grupos de pessoas, você deve ver padrões emergentes sobre coisas que eles gostaram e não gostaram. Use essas informações para ajustar seu produto ou serviço e fazer outra rodada de pesquisa de mercado.

Tenha em mente que é impossível chegar a um produto universalmente amado; seu trabalho é produzir um produto ou serviço que agrade ao mais amplo espectro de seu mercado-alvo.

Leia também: Saiba como aumentar a percepção de valor do seu serviço ou produto

Faça um plano de negócios

Basicamente, você pode pensar em um plano de negócios como um esboço ou projeto do seu negócio. Um bom plano de negócios deve ter os seguintes elementos:

  • Resumo executivo – deve definir o produto ou serviço da empresa e o problema que ele resolve para o consumidor.
  • Avaliação de mercado – deve falar sobre o mercado que você está atendendo. É um mercado em expansão e como seu produto atende melhor aos consumidores desse mercado?
  • Estratégias de mercado – como você vai entrar no mercado e vender seu produto.
  • Plano Operacional – Como a empresa funcionará no dia a dia? Quem são os funcionários-chave e quais são suas funções específicas? Seus principais jogadores têm metas específicas definidas para eles com antecedência?

Brincar com os aspectos positivos e, ao mesmo tempo, minimizar os negativos é quase esperado em um plano de negócios. Além disso, bancos e investidores profissionais farão uma análise mais aprofundada antes de investir qualquer dinheiro em sua ideia.

Decida a estrutura do negócio

Você tem muitas opções aqui e discuti-las com seu contador ou consultor financeiro é realmente a única maneira de saber o que é certo para você. Mas, apenas para dar a você um rápido resumo dos tipos de entidades de negócios e os seus prós e contras, iremos examiná-los resumidamente:

Propriedade individual

Esta é uma forma comum de as pequenas empresas começarem.

Os prós são:

Custos de configuração relativamente baixos (geralmente uma licença comercial e uma licença de imposto sobre vendas). Os proprietários normalmente não precisam abrir uma conta bancária especial, eles podem usar a sua conta pessoal. 

Qualquer renda obtida pode ser compensada por outras perdas (verifique com seu estado!). Você, como único proprietário, tem total controle sobre todas as tomadas de decisão e a empresa individual é relativamente fácil de dissolver.

Os contras de usar uma empresa individual incluem:

Você, como único proprietário, pode ser considerado pessoalmente responsável pelas dívidas e responsabilidades da empresa. Alguns benefícios, como prêmios de seguro saúde, não são dedutíveis diretamente da receita do negócio.

Se precisar levantar dinheiro, você não tem permissão para vender uma participação acionária na empresa. Na mesma linha, contratar pessoas-chave pode ser mais difícil porque você não pode oferecer-lhes uma participação acionária na empresa.

Parceria

Uma parceria é formada quando duas ou mais pessoas decidem abrir um negócio. Embora não haja nenhum requisito legal para qualquer documentação para formar uma parceria, é meu conselho que você nunca faça uma parceria sem ter um acordo de parceria. 

Os prós de uma parceria incluem:

Sendo relativamente fácil e barato de começar. A contratação de funcionários-chave pode ser mais fácil, pois você pode dar participação acionária a quantos sócios quiser.

Para fins tributários, as sociedades são relativamente simples, pois qualquer receita é tratada como “repasse”, o que significa que cada sócio paga imposto sobre sua parte individual da renda das sociedades (no momento desta redação, sempre verifique com seu consultor tributário).

Quanto aos contras:

Pode ser difícil para algumas sociedades em geral levantarem capital. Por ser uma parceria, a atuação de um dos sócios pode obrigar toda a organização. 

Todos os lucros devem ser compartilhados conforme o acordo de parceria, independentemente da quantidade de trabalho realizado por um único parceiro. Alguns benefícios dos funcionários podem não ser deduzidos nas declarações de imposto de renda.

Empresa de responsabilidade limitada (LLC)

Esta é uma entidade empresarial muito popular para pequenas e médias empresas. A razão para tal é que o custo de instalação não é proibitivo e existe uma separação entre os proprietários e a empresa.

Os prós de uma LLC incluem:

Responsabilidade limitada para os sócios, ao contrário de sociedades unipessoais e parcerias onde os proprietários são considerados responsáveis ​​por todas as dívidas e responsabilidades da empresa, uma LLC fornece alguma proteção contra certas dívidas e responsabilidades que são exclusivamente das empresas.

Tributação simples, assim como a empresa unipessoal e as sociedades, a receita é considerada “repasse” e só é tributada uma vez no nível individual.

Não há limite para o número de acionistas em uma LLC, que requer menos requisitos administrativos do que uma corporação.

Corporação

Uma empresa é muito mais complexa e cara de configurar. E uma empresa é legalmente considerada uma entidade independente, separada de seus proprietários.

Os prós de uma empresa incluem:

Separação completa entre os proprietários e a empresa. Como a empresa é considerada sua própria entidade legal, os proprietários não podem ser considerados pessoalmente responsáveis ​​por quaisquer dívidas ou passivos da empresa.

Uma corporação pode levantar capital com muito mais facilidade apenas vendendo mais ações da empresa.

Os contras das corporações incluem:

Custos administrativos muito mais elevados do que qualquer outra entidade empresarial. As empresas geralmente têm uma taxa de imposto mais alta. Os dividendos não são dedutíveis de impostos para empresas. Os rendimentos pagos em dividendos são tributados duas vezes, uma pela empresa e outra pelo acionista.

Novamente, este é apenas um breve resumo dos prós e contras. Sempre verifique com seu consultor tributário o que funcionará melhor em sua situação.

Avalie as suas finanças

Ao fazer o seu plano de negócios, uma estimativa de seu financiamento inicial deve ser incluída. Deve incluir o montante de financiamento de que você precisa para passar pelo primeiro ano completo de operações.

Agora, como você consegue esse dinheiro?

Auto financiamento

Se possível, o autofinanciamento é o mais fácil. Você não terá que ir a bancos e investidores de chapéu na mão, ou abrir mão da propriedade, ou do controle de sua empresa. Mas, como sabemos, isso não é uma realidade para a maioria das pessoas. 

Amigos e família

Eles podem ser uma boa fonte de financiamento para o seu negócio se conseguirem ver e compreender a sua visão.

Lembra daquele plano de negócios? Distribua-os para todos que você conhece. Em seguida, faça o acompanhamento, esteja preparado para dizer a eles o valor total que espera arrecadar, o investimento mínimo que está procurando e o que você dará em troca do investimento.

Bancos

É uma boa ideia revisar seu plano de negócios com um especialista e talvez até mesmo tê-lo escrito por um especialista antes de abordar um banco ou um investidor profissional.

Ambos vão querer revisar seu plano de negócios com um pente fino, verificando todos os números e dados que você fornece. Você também deve revisar tudo no plano para que possa responder a quaisquer perguntas que eles tenham com autoridade.

Financiamento colaborativo

Por fim, existe o financiamento coletivo através de sites, que ajuda a criar interesse, espírito de comunidade e uma base de clientes. É também uma forma eficiente de arrecadar fundos.

Registre-se com o governo

Conforme declarado anteriormente, diferentes tipos de entidades comerciais têm diferentes requisitos administrativos e de preenchimento. No mínimo, você provavelmente precisará de uma licença comercial, bem como de uma licença de imposto estadual sobre vendas.

A menos que você esteja formando uma empresa, existem muitos recursos bons na web que farão tudo por você a um custo mínimo.

Organize sua equipe

Lembra quando avaliamos seus pontos fortes e fracos? Aqui é onde preenchemos as lacunas!

Você odeia vendas e ligações não solicitadas? Excelente! Existem pessoas que adoram vender e não gostariam de fazer mais nada. Entediado até a morte com contabilidade? Existem inúmeras pequenas firmas de contabilidade que cuidarão disso para você.

E o marketing? Você pode contratar alguém interno ou externo também.

Seu trabalho é manter o controle de todos os diferentes aspectos do negócio para garantir que todos estejam funcionando perfeitamente e obtendo os resultados de que você precisa. Caso contrário, é seu trabalho descobrir o problema e implementar uma solução.

Faça um seguro

Não importa que tipo de negócio você comece, você precisa de seguro! Sim, eu sei, ninguém gosta de adquirir seguro, mas há uma grande diferença entre ter um pequeno incômodo e declarar falência.

Vivemos numa época muito litigiosa, mesmo um pequeno deslize e queda no seu local de trabalho pode levá-lo à falência sem seguro. Se precisar de ajuda para encontrar um bom agente, verifique com suas organizações comerciais locais ou outros proprietários de negócios.

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