Saiba como aumentar a percepção de valor do seu serviço ou produto

A percepção é muito subjetiva e, em última análise, decidida pela pessoa que a vive. É um conceito que pode ser aplicado em muitas facetas da vida. E, felizmente, para os profissionais de marketing, o e-commerce é uma delas. 

As propriedades intrínsecas de um produto ou serviço realmente não importam, nem o custo para desenvolvê-los. O que realmente importa é o valor percebido pelo cliente. 

O valor percebido é um dos conceitos mais importantes para as marcas entenderem, porque ele afeta duas áreas críticas, conversões e preços.

Neste post, vamos argumentar porque o valor percebido é um fator tão importante no e-commerce e algumas maneiras viáveis ​​de usá-lo. Acompanhe a leitura a seguir!

Como capitalizar a percepção de valor?

Isso representa uma grande oportunidade para marcas de comércio eletrônico. Fazer alguns ajustes importantes significa que você pode aumentar o valor percebido sem ter que realmente mudar nada sobre o seu produto. 

Geralmente, os clientes não estão cientes dos fatores envolvidos na determinação do preço de um produto ou serviço, como os custos reais ou estimados de produção. Os clientes contam com o apelo emocional do produto ou serviço e com a avaliação dos benefícios que acreditam receber.

Usar as técnicas corretas permite potencialmente que se cobre mais e, em simultâneo, maximiza as conversões. Abaixo citamos algumas maneiras de fazer isso. 

Melhore a estética do projeto

Assim que alguém chega a uma loja de e-commerce, tem uma impressão da marca. Criar uma impressão positiva faz o valor percebido aumentar, enquanto desenvolver uma impressão negativa faz o valor percebido diminuir. 

E se a impressão é positiva ou negativa, em grande parte se resume ao design, já que uma reação emocional negativa a algum aspecto visual diminui o valor percebido do site e faz as pessoas abandonarem o site, geralmente em alguns segundos. Um bom design deve ter uma apresentação nítida, limpa e organizada.

A sensação de organização atrai naturalmente as pessoas e investir em imagens profissionais e atraentes são outros componentes importantes. 

Enfatize a qualidade 

À primeira vista, pode nem sempre ser óbvio o quão bom um produto ou serviço realmente é. Isso é especialmente verdadeiro quando as pessoas estão comprando online e não podem tocá-lo fisicamente. 

O seu produto fornece materiais de alta qualidade que vão além do que seus concorrentes oferecem? Ele tem um nível superior de habilidade que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar? 

Deixe seus clientes saberem sobre isso.  Não é necessário exagerar, mas enfatizar a qualidade e apontar o que torna seu produto especial deve elevar seu nível de valor e motivar uma porcentagem maior de pessoas a comprá-lo. 

Reforce que o produto vale mais do que você está cobrando

Esse é um tipo de negócio que muitos compradores estão acostumados a ver. É uma técnica que depende da venda de um produto por menos do que o valor real. E é algo a que muitas pessoas são receptivas.

Você está criando a percepção de que eles estão obtendo mais pelo seu dinheiro, o que pode ser muito atraente. 

Abrace causas sociais

Em nosso clima atual, muitos consumidores preferem fazer negócios com marcas que são socialmente responsáveis. 

A responsabilidade social é uma característica comum compartilhada por algumas das principais empresas do mundo. A maioria das pessoas adora apoiar empresas como esta e isso aumenta o valor percebido. 

Embora integrar a responsabilidade social ao modelo de negócios central e à linha de produtos de uma marca não seja viável para todas as empresas, é certamente um ângulo a ficar atento e pode funcionar em alguns casos. 

Transmita autenticidade

Muitos consumidores ficam com medo de comprar determinados produtos ou serviços pela internet com medo de comprar por engano, ou com receio de adquirir algo que não solucione as suas dores.

Por isso, existe definitivamente uma ligação entre demonstrar autenticidade e aumentar o valor percebido. Isso é algo a considerar ao abordar sua marca e direitos autorais.

Conclusão

No fim das contas, um bom marketing consiste em transmitir valor aos clientes. Faça isso e você aumentará consideravelmente as conversões e a receita geral. E, como acabamos de aprender, existem várias maneiras de fazer isso.

Tudo, desde a otimização do web design e ajuste de preços até ser autêntico e socialmente responsável, pode aumentar o valor percebido. É apenas uma questão de encontrar a combinação certa e informar aos clientes que vale a pena comprar. 

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