Uma mudança que vinha ocorrendo gradativamente foi intensamente impulsionada pelo cenário atual em que nos encontramos.
Este cenário de pandemia e isolamento social trouxe grandes desafios para as empresas no que diz respeito ao relacionamento com clientes e das próprias estratégias internas da empresa.
Um exemplo disso é o trabalho remoto que transformou as relações tanto com clientes como entre os colaboradores.
Hoje algum desses comportamentos já fazem parte da nossa realidade e permanecerão no “novo normal” que se instala.
Mudanças de comportamento
Para muitas empresas, a integração do home office em sua estratégia interna teve um resultado positivo, seja pela performance dos colaboradores, em sua maioria satisfeitos por não precisarem se deslocar até a empresa, seja pela redução de custos como aluguel de salas comerciais.
Mas sendo bom ou ruim, todas passaram por um período de adaptação e medidas foram tomadas para garantir a performance dos colaboradores e também o entrosamento da equipe, afinal, acabaram-se os cafezinhos.
Do lado do cliente, é possível afirmar que estão mais ansiosos do que nunca, buscando soluções rápidas e práticas e a empresa que não está acompanhando esse movimento com certeza está ficando para trás.
Jornada de Compra
Nesse momento de mudanças de comportamento, é essencial analisar a jornada de compra do seu cliente, afinal se o cliente está mudando, a sua jornada também está!
A jornada está cada vez mais digital e multicanal e aqui entendemos a multicanalidade sendo o cliente buscando mais de um ponto de contato com as empresas, redes sociais, site, whatsapp, chat etc.
Acompanhar esse movimento exige investimentos em estratégias, equipes e tecnologias, sendo possível absorver essas mudanças sem prejudicar a imagem da empresa e a experiência do cliente durante sua jornada de compra.
E-commerce
O setor que mais cresceu durante a pandemia foi sem dúvidas o comércio digital, nunca comprou-se tanto online quanto no momento em que as pessoas não tinham outra alternativa.
Empresas que não possuíam canais digitais apressaram-se para atender essa demanda crescente e, infelizmente, muitos que não acordaram há tempo tiveram as portas fechadas.
A pandemia de 2020 marcou um momento transformador na vida das pessoas e no mundo dos negócios, impactado pela aceleração digital.
As marcas vivenciam um profundo ponto de inflexão onde a experiência do cliente adquire uma importância muito maior e pode trazer resultados ainda mais significativos.
Nada mais pode se manter como um ponto de contato isolado, considerando o arsenal de recursos tecnológicos e os diferentes meios disponíveis para oferecer experiências realmente significativas aos clientes em cada um deles.
O susto inicial trouxe respostas ágeis para atender às novas demandas, mas agora é o momento de mergulhar nos dados, entender o contexto e investir no que pode ser aperfeiçoado para que o cliente receba a melhor experiência em uma jornada que mudou para sempre e talvez ainda nos traga muitas surpresas.
E você? O que está fazendo para acompanhar essas mudanças? Como está se preparando para absorver as necessidades dos seus clientes?
Conta pra gente nos comentários, queremos saber!