Empatia no trabalho: saiba a importância de desenvolver

Empatia é a capacidade de perceber e se relacionar com os pensamentos, emoções ou experiências dos outros. Aqueles com altos níveis de empatia são hábeis em compreender uma situação da perspectiva de outra pessoa e reagir com compaixão.

29No contexto do local de trabalho, significa simplesmente que seu pessoal é capaz de estabelecer conexões verdadeiras e empáticas entre si que melhoram os relacionamentos e o desempenho.

É importante lembrar a diferença entre simpatia e empatia, já que as 2 costumam ser confundidas.

  • Simpatia é normalmente definida por sentimentos de pena por outra pessoa, sem realmente entender como é estar na situação dela.
  • Empatia, por outro lado, refere-se à capacidade ou habilidade de se imaginar na situação de outra pessoa, vivenciando as emoções, ideias ou opiniões dessa pessoa.

A empatia no local de trabalho costuma ser mais produtiva e de suporte.

4 maneiras de desenvolver uma liderança mais empática

A demonstração de liderança empática pode assumir muitas formas e formatos. Recomendamos que os líderes sigam as 4 etapas a seguir para demonstrar maior empatia no local de trabalho e com seus colegas e subordinados.

1. Fique atento a sinais de esgotamento em outras pessoas

O esgotamento do trabalho é um problema real hoje e apresenta um risco maior durante períodos de estresse e pressão intensos. Muitas pessoas estão estressadas, dedicando mais horas de trabalho do que nunca e achando difícil separar o trabalho da vida doméstica.

Os gerentes com habilidade em liderança empática conseguem reconhecer sinais de excesso de trabalho nos outros antes que o esgotamento se torne um problema que resulte em desligamento ou rotatividade. Isso pode significar dedicar alguns minutos extras a cada semana para verificar os membros da equipe e avaliar como eles estão lidando com sua carga de trabalho atual e ajudando-os a se recuperar do excesso de trabalho.

2. Mostre interesse sincero pelas necessidades, esperanças e sonhos de outras pessoas

Parte de liderar com empatia envolve trabalhar para entender as necessidades e objetivos exclusivos de cada membro da equipe e como melhor combinar as atribuições de trabalho para contribuir com o desempenho e a satisfação do funcionário. Os membros da equipe que veem que seu gerente os reconhece dessa maneira ficam mais engajados e dispostos a ir além.

3. Demonstre disposição para ajudar um funcionário com problemas pessoais

As linhas entre o trabalho e a vida pessoal estão se tornando cada vez mais tênues. Líderes empáticos entendem que os membros de sua equipe são indivíduos dinâmicos que enfrentam problemas pessoais enquanto precisam manter suas responsabilidades profissionais. Eles reconhecem que faz parte de seu papel liderar e apoiar os membros da equipe quando mais precisam.

Manter linhas de comunicação abertas e incentivar a transparência é uma boa maneira de promover a segurança psicológica e ajudar os membros da equipe a se sentirem confortáveis ​​em compartilhar quando for necessário.

4. Mostre compaixão quando outras pessoas revelam uma perda pessoal

Conexões e amizades reais são importantes, e a liderança empática é uma ferramenta que os gerentes podem usar para estabelecer vínculos com aqueles que têm o privilégio de liderar. Todos nós já passamos por perdas pessoais, então, mesmo que não possamos nos relacionar com a perda específica que nossos membros de equipe experimentam, podemos agir com empatia e deixá-los saber que têm apoio.

Como as organizações podem estimular a empatia no local de trabalho

Alguns líderes são naturalmente mais empáticos do que outros e terão uma vantagem sobre seus colegas com dificuldade em expressar empatia. A maioria dos líderes fica no meio e às vezes é ou de certa forma empática.

Felizmente, não é um traço fixo. A liderança empática pode ser aprendida.  Se receberem tempo e apoio suficientes, os líderes podem desenvolver e aprimorar suas habilidades de empatia por meio de coaching, treinamento ou oportunidades e iniciativas de desenvolvimento.

As organizações e os líderes de RH podem incentivar um ambiente de trabalho mais empático e ajudar os gerentes a melhorar suas habilidades de empatia de várias maneiras simples.

1. Fale sobre empatia no local de trabalho para sinalizar seu valor.

Deixe os líderes saberem que a empatia é importante. Muitos gerentes consideram as habilidades orientadas a tarefas, como monitoramento e planejamento, as mais importantes no controle do desempenho dos membros de sua equipe. Mas a pesquisa mostra que compreender, cuidar e desenvolver os outros é tão importante, se não mais importante, especialmente na força de trabalho de hoje.

Explique que dedicar tempo e atenção aos outros estimula a empatia, o que, por sua vez, aprimora seu desempenho e melhora sua eficácia percebida.

2. Ensine habilidades de escuta.

Para compreender os outros e sentir o que eles estão sentindo, os gerentes devem ser bons ouvintes, habilidosos em técnicas de escuta ativa, que permitem que os outros saibam que estão sendo ouvidos e expressam compreensão de preocupações e problemas.

Quando um gerente é um bom ouvinte, as pessoas se sentem respeitadas e a confiança da equipe pode crescer. Para mostrar os mais altos níveis de empatia no local de trabalho, os gerentes devem se concentrar em ouvir para ouvir o significado por trás do que os outros estão dizendo, prestando atenção não apenas às palavras sendo ditas, mas também aos sentimentos e valores sendo mostrados, por meio de pistas não verbais, como tom, ritmo da fala, expressões faciais e gestos.

3. Incentive a adoção de uma perspectiva genuína.

Os gerentes devem se colocar consistentemente no lugar da outra pessoa. Para os gerentes, isso inclui considerar as experiências pessoais vividas ou as perspectivas de seus funcionários. Também pode ser aplicado para resolver problemas, gerenciar conflitos ou impulsionar a inovação. É muito útil  compreender o papel que a identidade social desempenha para você e para os outros.

A empatia é um ponto importante para iniciativas eficazes de diversidade organizacional.

4. Cultive a compaixão.

Apoie os gerentes que se preocupam com o que os outros sentem e considere os efeitos que as decisões de negócios têm sobre os funcionários, clientes e comunidades. 

Vá além da declaração de valores padrão e reserve tempo para reflexão e resposta compassivas. Lembre-se de que seus funcionários se preocupam com a responsabilidade social; sua organização também deve.

5. Apoie os gerentes globais.

A capacidade de ser um líder empático que pode  colaborar além das fronteiras é especialmente importante para aqueles que trabalham em organizações globais ou multiculturais. Liderar uma equipe multicultural requer inteligência cultural e a capacidade de compreender pessoas que têm perspectivas e experiências muito diferentes.

E, como mostram os dados que compartilhamos acima, quando os gerentes aprimoram suas habilidades de liderança empática, eles melhoram sua eficácia e aumentam suas chances de sucesso no trabalho. Líderes empáticos são ativos para as organizações, em parte porque conseguem construir e manter relacionamentos com eficácia — uma parte crítica das organizações líderes em qualquer lugar do mundo.

Deixe seu comentário :)

Sobre Nós

Oferecemos a melhor infraestrutura para alavancar o seu negócio! Fechando o endereço do seu CNPJ com a Escritório Virtual Brasil, você terá acesso a diversos benefícios com TUDO o que um empreendedor precisa pra ter sucesso:

Outros Artigos

Tenha um novo endereço para a sua empresa com o Escritório Virtual Brasil!